Os cuidados com suas facas

dicas-de-cuidados-faca

12 jan Os cuidados com suas facas

A faca é um dos principais instrumentos utilizados. Existe uma grande variedade de facas, que se diferenciam pelo tamanho, forma da lâmina, pelo fio. Esses detalhes determinam qual a faca mais adequada para cada uso, como a faca apropriada para cortar ou desossar carnes, cortar frios, legumes, verduras, descascar frutas. Utilizando a faca correta é possível atingir os melhores resultados.

As facas não duram para sempre, e quando utilizadas tendem ao desgaste, como qualquer ferramenta. As condições de uso como o clima, a temperatura, a luz, a umidade, os oxidantes, a manipulação, são fatores que acabam por comprometer a faca ao longo do tempo.

Segue algumas dicas para que sua faca tenha uma vida útil maior, além de garantir que ela tenha um perfeito desempenho e também permaneça com um bom acabamento.

  • Use a faca adequada a cada atividade, e não esqueça que uma faca não é chave de fenda nem abridor de latas. Se for utilizadas para esses usos, pode danificar a lâmina.
  • Corte os alimentos sobre uma superfície macia, nunca sobre plástico duro, porcelana esmaltada, vidro, louça ou metal.
  • Mantenha o gume sempre afiado para não ter de usar mais pressão e, consequentemente, ter menos controle o que pode provocar acidentes.
  • Nunca guarde uma faca suja. Lave-a e seque-a antes mesmo de embainhá-la. Uma faca de uso continuado deve ser mantida sempre limpa e afiada
  • Lave a faca, manualmente, com água e sabão. Nunca a deixe de molho em água com detergente ou sabão, ou molhada no escorredor, pois além de propiciar a oxidação da lâmina, compromete principalmente o material do cabo, ainda mais se essa faca tiver cabos com materiais naturais (orgânicos) como osso, chifre e madeira.
  • Seque a faca por completo e imediatamente após a lavagem, para evitar manchas. E, principalmente nas facas de aço carbono, aplique na lâmina uma camada fina de óleo protetor. Antes de utilizar a faca novamente lave-a para remover essa proteção.
  • Guarde as facas separadamente dos outros utensílios de cozinha, para proteger o fio contra as batidas e colisões e assim manter o fio por longo tempo. Se a faca tiver que dividir espaços, o ideal é que esteja pelo menos embainhada no mesmo recipiente em que veio. Entretanto, evite guardar a faca por longos períodos dentro de bainha de couro, pois os produtos empregados na preparação do mesmo podem afetar o aço. Para isolar a lâmina e impedir o desgaste por choque ou abrasão, as facas podem ser guardadas em cepos ou blocos de madeira, penduradas num ímã ou numa bolsa de vinil.